Sobre o TerraBrasilis


O portal TerraBrasilis é uma plataforma web desenvolvida pelo INPE para acesso, consulta, análise e disseminação de dados geográficos gerados pelos projetos de monitoramento da vegetação nativa do instituto como o PRODES e o DETER. Através do TerraBrasilis qualquer pessoa pode acessar os mapas e realizar análises sobre os dados diretamente do portal , sem necessitar de ferramentas específicas.

O portal TerraBrasilis é uma plataforma web desenvolvida pelo INPE para acesso, consulta, análise e disseminação de dados geográficos gerados pelos projetos de monitoramento da vegetação nativa do instituto como o PRODES e o DETER.

Essa plataforma é toda baseada em serviços web, seguindo padrões internacionais de disseminação de dados geográficos e as especificações da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). Exemplos destes serviços são WMS (Web Map Service), WFS (Web Feature Service), WCS (Web Coverage Service) e CSW (Catalogue Service for the Web). Isso permite que os dados produzidos sejam interoperáveis, ou seja, possam fazer parte de outras plataformas de visualização e análise. Além disso, o TerraBrasilis fornece um painel interativo onde os usuários podem interagir com diversos tipos de gráficos que sumarizam as informações geradas visando facilitar a sua compreensão.

Equipe de Coordenadores

Equipe de T.I

Ex-Colaboradores

Claudio Bogossian
Gustavo Furtado
Jether Rodrigues
Luiz Fernando F.G. de Assis
Marcos Alexandre

Suporte

  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
  • Fundação de Ciência Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE)
  • Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP)
  • Grupo Banco Mundial
  • Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES)

Tecnologia

  • JavaScript (D3, DC, CrossFilter, Leaflet, Angular 5), Python, PHP, Java
  • Docker Swarm (clusterização de contêineres), Redis MongoDB, PostgreSQL, Nginx HTTP Server (balanceamento de carga e proxy reverso).
  • Servidor de compartilhamento de dados geoespaciais (Geoserver) e catálogo de busca de metadados (Geonetwork).