Download de dados

Atualmente os dados dos programas PRODES e DETER, disponíveis no portal TerraBrasilis, podem ser obtidos de duas formas:

  • Via download direto de arquivos, acessando a página de download;
  • Baixando dados via serviço WFS;

Até a presente data, 02 de maio de 2019, a ferramenta visual para download seletivo de dados usando filtros ainda não foi disponibilizada. Esta funcionalidade está em nossa lista de requisitos e será disponibilizada assim que possível.

Página de download de arquivos

A opção básica oferece arquivos por categoria de dado e bioma. São arquivos completos e compactados para quem quer todo o dado disponível.

http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/downloads/

Baixando dados via serviço WFS

Serviços padronizados nos ajudam a flexibilizar o acesso pois permitem a utilização de ferramentas existentes no mercado que entendam estes padrões mas também permitem a construção de nossas próprias ferramentas. O serviço WFS (Web Feature Service) possui um amplo vocabulário e não pretendemos explorá-lo por completo. Iremos demonstrar apenas uma forma de obtenção de dados tomando como exemplo a camada de Alertas do projeto DETER para a Amazônia Legal.

Usando o software QGIS

Uma opção para explorar os dados usando uma interface gráfica é o software QGIS. A ferramenta padrão de adição de camada WFS permite visualizar e baixar os dados disponíveis. Os passos necessários são:

  • Inserir a URL (http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/geoserver/ows) como fonte de dados;
  • Filtrar uma camada na lista;
  • Selecionar uma camada;
  • Criar um filtro por atributo;
  • Adicionar a camada ao mapa;
  • E por fim, salvar a camada para um arquivo.
Adição de camada WFS com filtro por atributo

Para um passo a passo, recomendo a documentação oficial do QGIS. Existe uma série de posts sobre o assunto na internet e não pretendemos escrever mais um.

Pesquisando as camadas na interface do GeoServer

O acesso à interface de visualização rápida de camadas do GeoServer está disponível para consultas e possui um campo textual para filtrar itens na lista, conforme demostrado na seguinte figura.

Obter o nome da camada via interface do GeoServer

Pesquisando as camadas via GetCapabilities

Exemplo de solicitação dos nomes das camadas disponíveis sob o workspace deter-amz. Para esta tarefa devemos utilizar uma requisição GetCapabilities que nos retornará um XML com todas as camadas deste workspace além das demais operações que podemos aplicar ao solicitar dados via serviço.

Obter o nome da camada Alertas via serviço

Pesquisando os atributos de uma camada via DescribeFeatureType

Exemplo de solicitação dos nomes dos atributos disponíveis para a camada de dados de interesse. A operação DescribeFeatureType é usada para solicitar estas informações e o retorno pode ser visto a seguir.

Obter os nomes dos atributos da camada via serviço

Baixando os dados via GetFeature

E por fim, o exemplo de solicitação dos dados para um intervalo de tempo, usando o atributo “date”. O filtro usa CQL e é formado pelo nome do atributo de interesse e o valor ou o intervalo de valor, como neste exemplo usado para baixar os dados com data entre 01 de janeiro de 2019 a 01 de fevereiro de 2019.

CQL_FILTER=date BETWEEN ‘2019-01-01’ AND ‘2019-02-01’

http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/geoserver/deter-amz/wfs?service=WFS&version=2.0.0&request=GetFeature&typeName=deter_public&CQL_FILTER=date BETWEEN '2019-01-01' AND '2019-02-01'&outputFormat=SHAPE-ZIP